A Rewilding Portugal é uma organizção focada na conservação da natureza. Trata-se de deixar a natureza cuidar de si mesma, permitindo que os processos naturais moldem a terra e o mar, reparem os ecossistemas danificados e restaurem paisagens degradadas. Através da rewilding, os ritmos naturais da vida selvagem criam habitats mais selvagens e mais biodiversos.
O rewilding em escala pode ajudar simultaneamente a mitigar o aumento e o impacto do aquecimento global, salvaguardar e melhorar a biodiversidade e criar novas fontes de receita sustentável e de longo prazo para empresas e comunidades. Nos próximos 10 anos, teremos uma oportunidade única e atraente de melhorar a natureza pela primeira vez na história da humanidade. A única maneira de garantir um futuro saudável e sustentável para a Europa e o planeta é restaurar grandes áreas através do rewilding, reduzindo o controlo humano e deixando a natureza cuidar de si mesma.
A Rewilding Portugal tem um foco no Grande Vale do Côa uma das áreas mais selvagens de Portugal. As paisagens ricas e variadas de montados e serras, atravessadas por profundos vales fluviais que se situam perto da fronteira entre Portugal e Espanha, tornaram-se numa das áreas selvagens mais excitantes de Portugal. Dentro do Grande Vale do Côa existe uma ampla variedade de tipos de habitat e espécies endémicas. Os desfiladeiros ao longo do rio, as florestas de carvalhos, as charnecas rochosas e os campos agrícolas constituem uma mistura espetacular entre o Rio Douro e as cadeias montanhosas da Malcata.
A Rede Côa Selvagem
É uma rede de empresas no Grande Vale do Côa que partilham uma visão de um futuro mais sustentável. O objetivo desta rede é promover uma economia baseada na natureza na região. Uma economia baseada na natureza garante que a produção e consumo inter-relacionados de bens e serviços promove a conservação e regeneração da natureza e beneficia as comunidades locais.
Fica a conhecer os nossos parceiros.